A educação física através da prática de exercícios físicos promove a saúde e capacidade física. As pessoas estão se conscientizando que a prática de exercícios físicos são também medidas profiláticas para diversas doenças crônicas não transmissíveis. De acordo com o Ministério da Saúde, 72% das mortes no país em 2011 foram causadas por doenças decorrentes de um estilo de vida ruim, no mundo essa parcela é de 63%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Nossa população está entre uma das mais insuficientemente ativas do mundo.
Como boa notícia: “Segundo o Vigitel (ANO), o percentual de brasileiros que dedicam pelo menos 150 minutos por semana à prática de exercícios moderados cresceu mais de 11% entre 2009 e 2013. Esse avanço é significativo porque se refere apenas às atividades feitas nos períodos de lazer – sem contar o deslocamento para o trabalho e a prática laboral” (Fonte: Rev. Exame PME edição 81, janeiro 2015).
Diante de tantos dados, temos inúmeras razões para acreditar que as estatísticas devem melhorar muito mais, e a Educação Física tem um mercado muito promissor, pois é um mercado que está em crescimento ascendente, assim o profissional de Educação Física pode atuar em academias, clubes, empresas de grande porte, que criam programas de qualidade de vida para seus funcionários. Ou em clínicas, hospitais e spas que contratam o profissional de educação física para tratar do condicionamento físico dos pacientes. Em hotéis e resorts o profissional é chamado para, principalmente, promover atividades de recreação. Empresas de seguro saúde procuram o profissional para atuar em centros de saúde preventiva. Como técnicos, fisiologistas, avaliadores físicos e preparadores físicos esportivos. E também no campo de pesquisas científicas e docência.
O curso de Educação Física tem como objetivo preparar o profissional com conhecimento acadêmico-científico para atuar nas áreas de educação, treinamento esportivo e saúde, para que ele promova a melhoria da função fisiológica, qualidade de vida, bem estar, e obtenção de um estilo de vida saudável. No curso são desenvolvidos conteúdos teóricos, atividades práticas pesquisas científicas focadas nos serviços de saúde, prevenção, tratamento de doenças e melhora do desempenho físico. Sendo assim o curso de Educação Física pretende desenvolver competências e habilidades para que o futuro profissional esteja bem preparado para atuar de forma crítica e reflexiva na área da saúde pública e privada; ter atitude científica por meio da pesquisa; que esteja habilitado para atuar na gestão de políticas de saúde coletiva, esporte, lazer, trabalho docente e em projetos educacionais; e que intervenha hábitos sociais que levem à prática da atividade física regular da população.
Duração | Modalidade | Área | Turno |
---|---|---|---|
8 SEMESTRES | GRADUAÇÃO | CIÊNCIAS DA SAÚDE | NOTURNO |
O curso de Educação Física tem como objetivo preparar o profissional com conhecimento acadêmico-científico para atuar na áreas de educação, treinamento esportivo e saúde, para que ele promova a melhoria da performance, qualidade de vida, bem estar, e obtenção de um estilo de vida saudável. No curso são desenvolvidos conteúdos teóricos, atividades práticas e pesquisas científicas focadas nos serviços de saúde, prevenção, tratamento de doenças e melhora do desempenho físico. Sendo assim o curso de Educação Física pretende desenvolver competências e habilidades para que o futuro profissional esteja bem preparado para atuar de forma crítica e reflexiva na área da saúde pública e privada; ter atitude científica por meio da pesquisa; que esteja habilitado para atuar na gestão de políticas de saúde coletiva, esporte, lazer, trabalho docente e em projetos educacionais; e que intervenha hábitos sociais que levem à prática da atividade física regular da população.
O curso de Educação física e composto por um corpo docente formado por doutores e mestres. Nosso estrutura física possuí salas e laboratórios equipados. A biblioteca disponibiliza um exemplar de livros para casa 8 alunos, o espaço físico da biblioteca disponibiliza espaços reservados para estudo em grupo e estudo individual.
Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás, pós-graduado em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho/RJ e Ciências do Esporte CEMAR/PA e mestrando em Ciências da Reabilitação na Universidade de Brasília UNB/DF. Atualmente coordenador e professor nos Cursos de Educação Física e Fisioterapia da Faculdade Evangélica de Ceres, Universidade Estadual de Goiás, professor efetivo do Estado da Educação de Goiás, coordenador no programa de pós-graduação lato sensu de Ortopedia, Traumatologia e Desportiva da Faculdade Inspirar e fisiologista clínico atuando em prescrição de exercícios para grupos especiais. Tem experiência na área de Educação Física e fisioterapia com ênfase em Fisiologia Humana, do exercício, cinesiologia, nutrição esportiva e desportos.
Site:
http://www.educacaofisica.com.br/
Livros
Métodos de Pesquisa em Atividade Física; THOMAS, JERRY R. NELSON, JACK K.
Educação como Prática Corporal; FREIRE, JOAO BATISTA.
Fundamentos do Treinamento de Força Muscular; KRAEMER, WILLIAM J. FLECK,STEVEN J.
Periodização – Teoria e Metodologia do Treinamento; BOMPA, TUDOR O.
REVISTA ELETRÔNICA
Revista Brasileira de Ciências do Esporte http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE
Conselho Federal de Educação Física
http://www.confef.org.br/extra/revistaef/
American Journal of Sports Medicine
http://journals.sagepub.com/home/ajs
Medicine and Science in Sports and Exercise
http://www.acsm.org/public-information/acsm-journals/medicine-science-in-sports-exercise
ADMINISTRAÇÃO (CERES)
ADMINISTRAÇÃO (RUBIATABA)
ADMINISTRAÇÃO (JARAGUÁ)
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS (Jaraguá)
BIOMEDICINA (Ceres)
DIREITO (Rubiataba)
EDUCAÇÃO FÍSICA (Ceres)
ENFERMAGEM (Ceres)
ENFERMAGEM - Noturno (Ceres)
ENGENHARIA CIVIL (Jaraguá)
FARMÁCIA (Ceres)
FARMÁCIA - Noturno (Ceres)
FISIOTERAPIA (Ceres)
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA (Ceres)
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA (Ceres)